Dauphine

Aca podras encontrar todo lo referido a los vehiculos TORINO que fueron construidos fuera de fabrica

Moderadores: elindio, clmoro, marcos

derkaiser
Historiador Oficial
Mensajes: 915
Registrado: 26 Jul 2007, 14:51

Dauphine

Mensaje por derkaiser »

Renault-Dauphine

Pesquisa para Sérgio Berezovsky – São Paulo, 12 de janeiro de 2005

Por José Antonio Penteado Vignoli


Revista de Automóveis – RJ, maio de 1959
“A participação pública no acordo firmado entre a WOB e a Régie Nacionale dês Usines Renault para a fabricação do Reunault-Dauphine brasileiro, constituiu um espetáculo publicitário ímpar na história da propaganda brasileira. Três carros Dauphine, simbolizando um investimento de capital de 10.540.000 dólares e uma futura produção anual de 25.000/50.000 unidades, atraíram de imediato a atenção pública para o fato, ‘a medida que eram içados ao longo do prédio da Maison de France, em demanda ao local da apresentação, no 5º. Andar. Cercado de flores e vedetas das boites cariocas, o Dauphine foi exibido aos homens de negócios reunidos no auditório da Maison de France e, em seguida, simbòlicamente transferido para mãos brasileiras através de um “show” musicado, especialmente preparado para a ocasião. As luzes e a alegria do ambiente, representavam no momento, a confiança e a clareza de mente de um punhado de engenheiros que, nos dias negros do domínio nazista em terras francesas, acreditaram na liberdade e se lançaram à tarefa de projetar um automóvel econômico, apesar das condições adversas. ...”
“O Reunalt Dauphine, modêlo avançado do Reunault 4CV (fiscais), descende do motor 757cc e da maqueta de madeira construída pela Renault em 1942, cujos projetos foram destruídos por um bombardeio aliado em março do mesmo ano, e depois recompostos pelos fragmentos de arquivo encontrados nas ruínas fumegantes...”
“A carroçaria do Dauphine é de construção integral. Apresenta um detalhe interessante, que é a permutação de pára-lamas. Assim, o pára-lama dianteiro direito pode ser substituído pelo traseiro esquerdo, e vice-versa; o dianteiro esquerdo , pelo traseiro direito. ...”
“Inicialmente o Dauphine contará com 25% de componentes brasileiros em peso; em outubro de 1960 deverá atingir a elevada percentagem de 95%. ...”

Auto Passion – Hors Serie – Auto Collection No. 27 – Renault Dauphine
Avril-Mai 1995 – Saint-Cloud – France
Foi apresentado em 6 de março de 1956 no Palais de Chaillot, mas teve que participar de vários salões para atingir sua verdadeira velocidade de cruzeiro. Em outubro de 1959 é um automóvel consolidado e observado pelo General De Gaulle.

La epopeya de Kaiser-Renault 1954-1975 – Franco H. Cipolla
Ediciones del Boulevar – Córdoba – Rep. Argentina – 2004
Lançado na Argentina pela IKA em 12 de julio de 1959 (fabricado até 19 de dezembro de 1966) e apresentado oficialmente em 12 de setembro de 1960 nos salões do Hotel Plaza de Bs. As. Com a presença entre outros de Pierre Semerena, diretor da Renault na WOB.

Modelos derivados:
Dauphine
Ondine
Gordini
1093
“(…) Quienes han sobresalido, quienes han sido felices, quienes han dejado una herencia útil al mundo, han sido en su totalidad almas divinamente egoístas, que vivían pensando en su propio provecho. Sin excepción."

Ilusiones.
Richard Bach

Responder