Página 1 de 1

Dauphine

Publicado: 21 May 2010, 15:49
por derkaiser
Renault-Dauphine

Pesquisa para Sérgio Berezovsky – São Paulo, 12 de janeiro de 2005

Por José Antonio Penteado Vignoli


Revista de Automóveis – RJ, maio de 1959
“A participação pública no acordo firmado entre a WOB e a Régie Nacionale dês Usines Renault para a fabricação do Reunault-Dauphine brasileiro, constituiu um espetáculo publicitário ímpar na história da propaganda brasileira. Três carros Dauphine, simbolizando um investimento de capital de 10.540.000 dólares e uma futura produção anual de 25.000/50.000 unidades, atraíram de imediato a atenção pública para o fato, ‘a medida que eram içados ao longo do prédio da Maison de France, em demanda ao local da apresentação, no 5º. Andar. Cercado de flores e vedetas das boites cariocas, o Dauphine foi exibido aos homens de negócios reunidos no auditório da Maison de France e, em seguida, simbòlicamente transferido para mãos brasileiras através de um “show” musicado, especialmente preparado para a ocasião. As luzes e a alegria do ambiente, representavam no momento, a confiança e a clareza de mente de um punhado de engenheiros que, nos dias negros do domínio nazista em terras francesas, acreditaram na liberdade e se lançaram à tarefa de projetar um automóvel econômico, apesar das condições adversas. ...”
“O Reunalt Dauphine, modêlo avançado do Reunault 4CV (fiscais), descende do motor 757cc e da maqueta de madeira construída pela Renault em 1942, cujos projetos foram destruídos por um bombardeio aliado em março do mesmo ano, e depois recompostos pelos fragmentos de arquivo encontrados nas ruínas fumegantes...”
“A carroçaria do Dauphine é de construção integral. Apresenta um detalhe interessante, que é a permutação de pára-lamas. Assim, o pára-lama dianteiro direito pode ser substituído pelo traseiro esquerdo, e vice-versa; o dianteiro esquerdo , pelo traseiro direito. ...”
“Inicialmente o Dauphine contará com 25% de componentes brasileiros em peso; em outubro de 1960 deverá atingir a elevada percentagem de 95%. ...”

Auto Passion – Hors Serie – Auto Collection No. 27 – Renault Dauphine
Avril-Mai 1995 – Saint-Cloud – France
Foi apresentado em 6 de março de 1956 no Palais de Chaillot, mas teve que participar de vários salões para atingir sua verdadeira velocidade de cruzeiro. Em outubro de 1959 é um automóvel consolidado e observado pelo General De Gaulle.

La epopeya de Kaiser-Renault 1954-1975 – Franco H. Cipolla
Ediciones del Boulevar – Córdoba – Rep. Argentina – 2004
Lançado na Argentina pela IKA em 12 de julio de 1959 (fabricado até 19 de dezembro de 1966) e apresentado oficialmente em 12 de setembro de 1960 nos salões do Hotel Plaza de Bs. As. Com a presença entre outros de Pierre Semerena, diretor da Renault na WOB.

Modelos derivados:
Dauphine
Ondine
Gordini
1093